quinta-feira, 3 de maio de 2012

Participe do Grupo: Vida Ativa na Comunidade

VENHA PARTICIPAR DO GRUPO

"VIDA ATIVA NA COMUNIDADE"



Os grupos serão divididos pelas características dos inscritos. Durante a avaliação individual serão analisadas a parte física, cognitiva e interesses, e a partir de então os grupos serão formados.



ALONGAMENTOS



Os alongamentos como atividade física trazem diversos benefícios a terceira idade, como por exemplo melhora da flexibilidade, mobilidade articular, equilíbrio, coordenação, conscientização corporal, além de proporcionar momentos de relaxamento e socialização.


HÁBITOS SAUDÁVEIS

Hábitos saudáveis incluem higiene pessoal, alimentação saudável, beber bastante agua, cuidados com sua saúde, como evitar doenças como gripe e alergias, trocar o elevador pela escada, ir à padaria andando em vez de carro e medir pressão sempre.


CAMINHADAS

Serão realizadas caminhadas pela região, como ruas, shopping, praças e museus. Para o grupo com maior dificuldade na locomoção, ou os passeios serão realizados em cadeira de rodas ou serão restritos dentro da clínica.

PREVENÇÃO DE QUEDAS

Algumas das causas de quedas são diminuição da massa muscular e a consequente redução da força muscular, o que leva a vulnerabilidade em relação ao equilíbrio. Baixa pressão arterial, hipotensão postural, efeitos colaterais de remédios, dificuldade de visão também podem ocasionar quedas. Traumas, fraturas, imobilizações e problemas emocionais são as principais consequências das quedas para os idosos. Para prevenir as quedas é importante praticar atividades físicas, melhorando a coordenação, o equilíbrio e força muscular; usar medicamentos apenas prescritos pelo médico e da maneira correta, informando-se sobre os efeitos colaterais; fazer exames oftalmológicos com regularidade. As quedas ocorrem frequentemente dentro de casa, por isso algumas mudanças e adequações são fundamentais no ambiente doméstico, como por exemplo evitar tapetes, móveis e objetos espalhados pelo ambiente que possam ser obstáculos para locomoção; cuidados com pisos escorregadios; uso de barras de apoio e antiderrapantes nos banheiros; utensílios em altura de fácil acesso, principalmente na cozinha, eliminando riscos; pontos de luz durante a noite para facilitar a locomoção; cadeiras, sofás e vaso sanitário elevados para facilitar a transferência. Todas essas dicas e adequações serão orientadas pela equipe para garantir a segurança e o bem estar dos idosos.


ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

Nossa equipe é experiente no trabalho de estimulação da memória, atenção, concentração e percepção. Nossa terapia é um tratamento não medicamentoso. Qualquer pessoa com queixas de memória, atenção, concentração e percepção pode participar do grupo, como por exemplo, esquece onde guardou alguns objetos, qual recado deveria dar ao familiar, foi ao supermercado e esqueceu o que iria comprar, a chave que estou procurando está em cima da mesa e eu passei por diversas vezes por ela e não a vi.
A estimulação cognitiva poderá acontecer em ambientes fora da clínica, por exemplo em supermercados, na qual o participante deverá recordar algumas instruções orientadas na clínica, como por exemplo quais os ingredientes comprar para fazer um determinado bolo.



EXERCÍCIOS PARA FORTALECIMENTO

Os exercícios incluirão o uso de pesos, estimulação elétrica para os músculos com pouca resposta de contração voluntária e durante atividades do dia a dia que estimulam os músculos como por exemplo cozinhar, atividades artesanais e auto cuidado. Algumas atividades poderão necessitar de adaptações que possibitem o participante a realizar a atividade (uso de engrossadores que facilitem a preensão ou outras tecnologias assistivas), ou algumas estratégias poderão ser ensinadas aos participantes que facilitem a realização da atividade.

RELAXAMENTO E MASSAGEM

Somos experientes no tratamento da dor muscular. Utilizamos diversas técnicas como terapia manual, estimulação elétrica para relaxamento e drenagem linfática. Os participantes do grupo receberá massagem dos terapeutas, aprenderá técnicas de auto massagem e aprenderá a fazer massagem em outras pessoas.



SOCIALIZAÇÃO / FAZER AMIZADES

No grupo, o participante não se sentirá isolado. O grupo é uma oportunidade para os participantes socializarem conhecimentos, experiências de vida e de lazer. 




MARQUE JÁ UMA AVALIAÇÃO:



MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O GRUPO, CLIQUE AQUI.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa iniciativa de vcs, pena eu morar tão longe e nao poder ter acesso a tudo isso. Desejo parabens e muito sucesso a voces.

    ResponderExcluir