MANUAL DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E INSTRUMENTAL: PÓS AVC
Abrir creme dental
Quando o paciente não consegue segurar a tampa do creme dental com o polegar e o indicador, poderá segurá-la entre o indicador e o médio. Abrir o tubo e colocar o creme dental na escova que deve estar sobre a pia.
Abrir a torneira
Uma forma do lado diretamente envolvido aprender a movimentar-se é fazer com que o mesmo participe sempre da ação, mesmo não tendo a destreza que a atividade requer. É importante que a mão diretamente envolvida participe do ato de abrir a torneira com a ajuda da outra mão.
Uso do fio dental
O fio dental pode ser passado entre os dentes com este dispositivo que permite o uso com uma mão só.
Tomar banho
Outra forma de contribuir para a participação constante do braço diretamente envolvido é fazer com que o mesmo realize parte da ação de lavar o outro braço. A mão segura a esponja e movimenta-a, mesmo que seja de forma lenta. Se o movimento for insuficiente, o terapeuta ou o cuidador pode auxiliar segurando e movimentando o braço para que lave o outro.
Ao lavar as pernas é fundamental a participação do braço e da perna diretamente envolvido.
Vestir a camisa
Veste-se primeiro o braço diretamente envolvido e após o outro braço. Os botões da frente podem ser abotoados com apenas uma das mãos após treinamento. Uma alternativa de vestir a camisa de manga comprida de forma independente é costurar os botões do punho com fio de lastex e abotoá-los antes de vesti-la.
Despir-se
Tirar a roupa é mais simples que colocá-la. É importante que o paciente seja capaz de despir-se sozinho e que envolva todo o corpo na ação. Devem-se estimular formas alternativas de despir-se.
O paciente deve estar sentado e a perna diretamente envolvida cruzada para colocar a bermuda, a outra perna é vestida da forma rotineira.
Vestir as meias
Para facilitar a colocação das meias, deve-se dobrá-las até o calcanhar e só então vesti-las. Ao colocar as meias cruzar as pernas, mantendo o braço diretamente envolvido na ação.
Treinar dobrar as meias com o paciente.
Calçar
Para colocar o calçado deve-se cruzar as pernas, mantendo o braço diretamente envolvido na ação.
Calçados
Dar preferência aos chinelos com tiras no calcanhar que evitam sair do pé alterando o equilíbrio. Tênis e sapatos sem cadarço que facilitam o calçar.
Cruzar as pernas
Quando for cruzar as pernas, deve ser realizado com as mãos entrelaçadas para assim ajudar a perna diretamente envolvida. Cuidar para que o paciente mantenha o tronco reto, se houver necessidade colocar a mão na região lombar para que não ocorra a extensão do quadril.
Beber numa xícara de duas alças
A xícara pode ser segurada com uma ou as duas mãos, dependendo da quantidade de líquido. Se necessário, realizar um suporte externo no cotovelo do lado diretamente envolvido, pois o mesmo pode deslizar sobre a mesa.
Beber com copo
É importante que a mão diretamente envolvida participe do ato de beber. Se necessário, a outra mão auxilia.
Transferir o peso para o lado envolvido
Uma das formas de alcançar este objetivo é colocar os objetos que o paciente for pegar, ao lado do braço diretamente envolvido.
Cortar
Quando a mão diretamente envolvida estiver com o movimento marcadamente diminuído, ela pode ficar apoiada sobre a mesa e a outra corta os alimentos.
Certas facas permitem cortar os alimentos com apenas uma das mãos, não é necessário segurar a comida que está sendo cortada.
Uso de borda de prato
A borda de prato pode ser usado quando não há possibilidade do uso das mãos para alimentar-se. Ela auxilia, como anteparo, para que os alimentos sejam colocados no garfo com uma mão só.
Limpar a boca
O paciente deve ser orientado a limpar a boca, porque se houver alteração de sensibilidade pode não perceber o lado diretamente envolvido.
Passar margarina ou doce no pão
A mão diretamente envolvida pode segurar o pão ou a borda do prato enquanto a outra prepara o pão.
Abrir e fechar enlatados
Abrindo e fechando vidros e enlatados. Enquanto a mão diretamente envolvida segura o objeto a outra realiza o ato de abrir.
Escrever
Quando a mobilidade não está tão prejudicada, pode-se fazer uso de engrossadores, facilitando a preensão.
Jogar Cartas
Existem diversos materiais que facilitam o lazer e a participação social dos pacientes. Um deles é o suporte de cartas em plástico.
Jogar Cartas 2
Suporte de cartas.
Buscar objetos no armário
Tentar levar o braço diretamente envolvido em todas as situações possíveis deixando a perna diretamente envolvida para frente o que possibilita a transferência de peso.
Dirigir
É necessário uma avaliação de um médico do detran de sua cidade, realizar um exame de aptidão física e mental, e realizar um exame prático de direção veicular. Diversas empresas trabalham com adaptação veicular, a partir da necessidade do cliente.
FONTE: http://www.abavc.org.br/atividades-da-vida-diaria-e-instrumental/
Dicas do Blog:
Visitem os sites:
http://www.mnsuprimentos.com.br (materiais de tecnologia assistiva);
http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/detran/cidadao/carteiramotorista/conteudo/de33c196-c72d-4b27-b5e2-fcddac8b670c?n=de33c196-c72d-4b27-b5e2-fcddac8b670c&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0 (informações para habilitação para pessoas com deficiência).
Outras adaptações:
Entre em contato com uma terapeuta ocupacional que irá ajudar na escolha da melhor adaptação (quando necessário), treino com ou sem adaptações e confecção ou informações para adquirir alguns materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário